Geral |
22/08/2017
Cresce a intenção de consumo no RS

O mês de agosto tem refletido uma melhora gradativa na intenção de consumo dos gaúchos. Todos os itens avaliados pela Fecomércio-RS na pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentaram melhora na comparação com o mesmo período do ano passado. O indicador cresceu 32,4% frente a 2016, alcançando 74,6 pontos.

A segurança em relação à situação do emprego teve expansão de 18,3% sobre agosto/2016, aos 111,1 pontos. Mesmo com os saldos negativos na geração líquida de empregos nos últimos meses no Estado, o resultado acumulado de 2017 ainda é positivo se comparado ao cenário de 2016.

A avaliação quanto à situação de renda aumentou 15,8% no confronto com agosto/2016, chegando a 81,1 pontos, alta puxada especialmente pelos registros de queda da inflação ao longo do ano.

A redução da taxa de juros e da inflação levou a uma melhora na perspectiva de consumo atual em relação ao ano passado. Aos 52,1 pontos em agosto, o indicador cresceu 37,9%.

O indicador que mede o momento para o consumo de bens duráveis apresentou alta de 113,3% em agosto, ficando em 52,6 pontos. O forte crescimento no confronto interanual é explicado pela base de comparação deprimida. No entanto, aos poucos os consumidores estão recuperando a intenção de adquirir produtos de maior valor, movimento confirmado pela pesquisa nos últimos seis meses.
Nas perspectivas de consumo houve uma expansão de 56,6% em relação a agosto/2016, registrando 73,2 pontos. A estabilidade da inflação em um nível baixo ajudou para que as famílias enxergassem alguma possibilidade de consumo nos próximos meses, no entanto, sem uma retomada econômica mais consistente, o indicador pode voltar a se deteriorar.