08/01/2018
Empresário do comércio está mais otimista

A melhora do cenário econômico nacional teve impacto positivo nas expectativas dos empresários do comércio mensuradas por três diferentes instituições neste final de ano. O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve variação de 2,6% ao passar de 92,4 pontos em outubro para 94,8 pontos em dezembro, na série dessazonalizada. Este é o maior resultado para o índice desde julho de 2014 (95,1 pontos). Já o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Inec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 109,2 pontos no mês de dezembro, mantendo-se acima da zona de indiferença (100 pontos). Na comparação com novembro, o indicador evoluiu 1,4% na série com ajuste sazonal. Em relação a dezembro de 2016, o aumento foi de 10,2%. Finalmente, pelo quarto mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do Rio Grande do Sul registra resultado acima dos 100 pontos, indicando um cenário de otimismo. O indicador referente ao mês de dezembro passado fechou aos 104,9 pontos e alta de 8,9% em relação a dezembro de 2016 segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS.