Geral |
23/01/2018
Intenção de consumo das famílias gaúchas inicia o ano em alta

No primeiro mês de 2018, a intenção de consumo das famílias (ICF) gaúchas apresentou alta em relação ao mesmo período de 2017. Segundo a Fecomércio-RS, a elevação foi de 10,6% atingindo patamar de 68,6 pontos, mas no confronto com dezembro último houve recuo de -3,2%.
De acordo com a entidade, o resultado positivo na comparação interanual reflete uma base de comparação deprimida. Já a queda apurada na margem – verificada em todos os itens do ICF com exceção do momento para consumo de bens duráveis e perspectiva de consumo – pode estar relacionada com um ajuste de percepção quanto às possibilidades de compra neste início de ano.

Os dados ainda refletem a situação do mercado de trabalho. O indicador que mede a segurança com relação à situação do emprego iniciou o ano com nível pessimista: aos 82,8 pontos, apresentou queda de -16,6% na comparação com janeiro de 2017. Outro fator que contribuiu para o resultado negativo é o fato de que janeiro, tradicionalmente, é época de desligamento dos trabalhadores com contrato temporário.

Conforme a pesquisa, a lenta recuperação do mercado de trabalho é obstáculo para o aumento no consumo das famílias mas ao longo do ano, o indicador deve melhorar com a perspectiva de manutenção da inflação em níveis baixos.