Opinião |
06/02/2018
Zildo De Marchi quer urgência para reforma da previdência

A urgente aprovação pelo Congresso Nacional da Reforma da Previdência Social é pré-requisito essencial para o processo de ajuste fiscal que vem sendo procedido pelo atual governo e que foi iniciado pelo estabelecimento do teto de gastos públicos segundo avalia o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Rio Grande do Sul (Sindiatacadistas), Zildo De Marchi.

Reconhece o líder empresarial gaúcho que a proposta do Executivo não é a ideal para estancar o déficit previdenciário devido à série de concessões feitas a segmentos atingidos e para atender pleitos de partidos pressionados por suas bases eleitorais.

“Porém, mesmo que modesta, ela representa um primeiro passo, abrindo espaço para que o próximo Presidente da República encaminhe medidas mais profundas em 2019, com o respaldo político de sua vitória nas urnas”, diz o presidente do Sindiatacadistas.

Enfatiza que esta é uma questão de estado e não de governo e que deve estar acima de meras disputas político-partidárias pois somente o seu enfrentamento impedirá a falência do sistema previdenciário nacional em poucos anos, uma vez que o déficit já atingiu a estratosférica soma de R$ 268,8 bilhões em 2017, contra R$ 226,9 bilhões em 2016.

Além disso, alerta, os crescentes gastos com a Previdência tendem a limitar cada vez mais a disponibilidade de recursos públicos para áreas sociais – saúde, educação, segurança – e agravam o problema da carência de novos investimentos em obras de infraestrutura e logística, essenciais ao crescimento das atividades produtivas do país.