Geral |
06/02/2018
Confiança dos empresários do comércio inicia o ano em alta

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do Rio Grande do Sul, divulgado pela Fecomércio-RS, inicia o ano aos 105,8 pontos, mantendo-se em patamar otimista, registrando aumento de 14,4% em relação ao mesmo período de 2017. Na comparação com o mês anterior, esse foi o sexto aumento consecutivo.

O indicador que mede as condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) apresentou elevação de 39,2% sobre janeiro/2017, chegando aos 83,1 pontos, evidenciando uma continuidade do processo de recuperação.

De acordo com os dados do ICEC, as expectativas dos empresários do comércio (IEEC) alcançaram 140,7 pontos, com uma variação positiva de 5,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. O cenário formado por inflação controlada, taxa básica de juros reduzida e a perspectiva de crescimento econômico em 2018 tem contribuído para a expectativa no atual patamar.

Os dados referentes aos investimentos do empresário do comércio (IIEC) tiveram alta de 10,9% na comparação com janeiro/2017, atingindo 93,5 pontos. Segundo a Fecomércio-RS, a estabilidade do indicador vai ao encontro ao momento atual, onde a redução na intenção de contratação de funcionários reflete o ritmo de ociosidade das empresas, ao mesmo tempo em que a intenção de investimentos permanece melhorando de acordo com as expectativas para 2018.