07/03/2018
Governador José Ivo Sartori faz palestra no Sindiatacadistas

O governador José Ivo Sartori foi o palestrante da primeira reunião do ano das Diretorias do Sindiatacadistas – Sindicatos do Comércio Atacadista de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado na noite de 28 de fevereiro na sede das entidades, em Porto Alegre, sob a liderança do empresário Zildo De Marchi, contando com a presença maciça dos seus dirigentes.
Em sua palestra, sob o título “O Rio Grande tem um Caminho”, o chefe do Executivo defendeu a importância de continuar promovendo as mudanças estruturais que o Estado precisa.
“Estamos colocando o Rio Grande do Sul nos trilhos. Nenhum outro Estado fez tantas mudanças estruturais nos últimos três anos. Precisamos continuar andando, em direção a um novo futuro, pois é com medidas transformadoras que mudamos a nossa realidade”, afirmou.
O governador citou ações promovidas pela gestão como o decreto de contingenciamento dos gastos públicos, implantado no primeiro dia de governo; a previdência complementar, paralisada há mais de 20 anos; a criação da primeira Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual do país; a introdução de um orçamento realista; a instauração de um novo modelo de governança e gestão; a aplicação da Lei de Concessões; e o estabelecimento de parcerias público-privadas.
Também elencou providências tomadas pelo governo no combate à crise nas finanças públicas. “Renegociamos a dívida com a União e, atualmente, estamos em processo para ingressar no Regime de Recuperação Fiscal, aprovado recentemente pela Assembleia Legislativa”, ressaltou. Além disso, foi fundamental a redução da projeção de déficit de R$ 25 bilhões para R$ 8 bilhões até o final de 2018.
Sartori também enfatizou que o poder público não consegue atender sozinho as demandas da sociedade. “Logo, precisamos agir em parceria. Rever o pacto federativo, determinar mais autonomia aos estados e municípios, além de promover uma distribuição mais justa dos recursos. Afinal, a União não vai se salvar com os Estados falidos e os municípios em dificuldades”, acrescentou.