07/03/2018
Confiança dos empresários do comércio segue em alta

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do Rio Grande do Sul se manteve em patamar otimista no mês de fevereiro. O indicador medido pela Fecomércio-RS alcançou 107,6 pontos, uma expansão de 17,6% sobre o mesmo período do ano passado. Com o resultado o ICEC emplaca a 7ª alta consecutiva – desde agosto de 2017. No confronto com o mesmo mês de 2017, todos os componentes apresentaram crescimento.
O índice que avalia as condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) atingiu 86,7 pontos, registrando elevação de 42,3% sobre fevereiro/2017. O resultado indica que a percepção dos empresários em relação ao cenário atual permanece em ritmo de recuperação, ainda que em patamar pessimista – abaixo de 100,0 pontos.
Os dados relativos às expectativas dos empresários do comércio (IEEC) tiveram variação positiva de 10,2% em fevereiro sobre o mesmo mês do ano passado. O indicador alcançou 144,6 pontos, mostrando um crescimento após um leve recuo em janeiro/2018.
Os dados referentes aos investimentos do empresário do comércio (IIEC) tiveram alta de 11,2% na comparação com fevereiro/2017, chegando a 91,3 pontos. A intenção de contratação de funcionários também segue em patamar otimista.