Geral |
04/04/2018
Intenção de consumo das famílias aumenta 9,2%

A intenção de consumo das famílias gaúchas em março apresentou elevação de 9,2% na comparação ao mesmo mês de 2017, atingindo 71,4 pontos – o que representa um acréscimo de 2,3% sobre fevereiro/18. A alta apurada na margem – pela segunda vez consecutiva - verificou-se em 4 dos 7 componentes avaliados pela pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada pela Fecomércio-RS. A melhora do indicador referente à perspectiva profissional foi a que mais contribuiu para o resultado do ICF no mês.
 Apesar de permanecer em patamar pessimista (abaixo de 100,0 pontos), o indicador que avalia a perspectiva profissional alcançou 92,9 pontos, uma elevação significativa de 39,4% sobre o mesmo período do ano passado. Mas a segurança em relação ao mercado de trabalho chegou a 89,6 pontos em março, revelando um recuo expressivo de 21,5% sobre março/2017. A pesquisa apurou que atualmente apesar de haver um contingente menor de pessoas desempregadas em relação ao ano passado, quem está ocupando uma vaga de trabalho se mostra bastante inseguro em relação à manutenção dessa posição.
O indicador referente ao nível de consumo atual marcou 51,3 pontos em março, alta de 25,9% sobre o mesmo mês do ano passado. Segundo a pesquisa, a capacidade de consumo das famílias continua pressionada, pois a recuperação do mercado de trabalho ocorre de forma lenta e em posições com menor regularidade no pagamento de salários.