Geral |
03/05/2018
Economia poderá crescer mais a partir de 2019

O economista Marcelo Portugal foi o palestrante da reunião de diretorias do Sindiatacadistas, realizada no dia 25 de abril na sede da entidade, em Porto Alegre, sob a presidência de Zildo De Marchi, abordando o tema “Panorama econômico mundial e os reflexos no mercado brasileiro”.
Professor de economia da UFRGS e consultor da Fecomércio-RS, destacou, inicialmente, que a atividade econômica nos principais mercados como Estados Unidos, Europa e China está crescendo fazendo com que o cenário externo seja benigno para o Brasil embora haja alguns riscos como a alta do petróleo e as consequências da disputa comercial devido à política protecionista do governo dos Estados Unidos.
“São, porém, riscos administráveis”, salientou, afirmando que o grande obstáculo à volta do crescimento da economia brasileira é a instabilidade política que está travando a retomada. Após queda acumulada de 7% do PIB em 2015/2016, houve leve incremento na faixa de 1% em 2017 e no corrente ano deverá ficar entre 2% e 2,2%.
Entende o economista que diante do quadro externo positivo e de alguns fatores internos igualmente favoráveis, como a inflação muito baixa e a queda dos juros, poderá haver um crescimento mais rápido a partir de 2019 se for equacionado o problema político. Isto, principalmente, se for eleito um Presidente da República que conte com uma base forte no Congresso e que implemente as reformas, a abertura da economia e as privatizações.
Apontou como indispensável uma reforma da Previdência “dura” bem como a Reforma Tributária devendo tais medidas ser implementadas nos dois primeiros anos do próximo governo.