Geral |
01/06/2018
Propostas para subsidiar o debate eleitoral deste ano

Um caderno contendo posicionamentos sobre diversos temas de interesse da sociedade gaúcha elaborado pela Fecomércio-RS juntamente com sindicatos de empresas filiadas do setor terciário está sendo distribuído aos deputados estaduais, parlamentares da bancada gaúcha no Congresso Nacional e aos integrantes do Poder Executivo.
Na publicação, com dois mil exemplares e denominada “Vamos mudar nosso futuro” é expressado o posicionamento sobre um conjunto de assuntos que precisam nortear o debate eleitoral deste ano.
Todos os temas pontuados no documento visam, no final, o aumento da produtividade, sendo defendidas duas formas para o seu incremento. A primeira é melhorando a qualidade da educação e aumentando os incentivos para as empresas realizarem investimentos produtivos, elevando o estoque de capital da economia. A segunda é expandindo a produção do país usando os recursos já disponíveis.
A Fecomércio-RS também quer o que chama de “Fim do Estado Empresário”, com seu menor envolvimento na produção de bens e serviços. Na mesma linha, busca apoio à condição do ‘Estado regulador’, pois as privatizações exigem o reforço do seu papel especialmente em setores como energia e telefonia.
Na área previdenciária, apoia uma reforma que conceda maior equilíbrio ao sistema, aproximando o montante total de contribuições dos segurados ao dos benefícios concedidos.
Outras bandeiras defendidas são o equilíbrio nas contas públicas, a independência do Banco Central, a simplificação do modelo tributário e modelos de concessões na infraestrutura via tarifa mínima ao usuário e sem cobrança de outorgas.