Geral |
05/07/2018
Integração logística é prioridade

A paralisação dos caminhoneiros ocorrida no final de maio, que trouxe inúmeros problemas para as atividades produtivas do país e para a população de uma maneira geral, escancarou, mais uma vez, o quanto é danosa a dependência nacional ao transporte rodoviário, em detrimento dos modais ferroviário e hidroviário, segundo avalia o presidente do Sindiatacadistas, Zildo De Marchi.
Destaca que o setor atacadista-distribuidor foi particularmente afetado, tendo em vista que seu desempenho está alicerçado na logística de transportes para que possa cumprir com eficiência seu importante papel como elo da ligação entre as fontes de produção e o consumidor final.
Com sua atuação de décadas na liderança de entidades empresariais, observa que tal deficiência vem sendo apontada com insistência às autoridades, sem que até hoje tenham sido adotadas medidas efetivas para o seu equacionamento, o que só faz aumentar o famigerado custo Brasil.
No seu entendimento, a greve dos caminhoneiros evidenciou a necessidade urgente de revisão do atual modelo de transportes brasileiro, com a implementação de ações que resultem no incremento do uso do trem e do transporte por água nas longas distâncias – sabidamente mais baratos, ficando o emprego da rodovia destinado prioritariamente aos trechos mais curtos, dentro da concepção da integração de modais.
Para Zildo De Marchi, a mudança preconizada deveria ser aplicada com a máxima urgência possível no caso do Rio Grande do Sul que apresenta o maior custo de logística, da ordem de quase 20% do PIB, contra 16% em nível nacional. Isto, tendo em vista, inclusive, que o Estado dispõe de uma invejável malha de hidrovias lamentavelmente subutilizada.