05/10/2018
Comércio ainda confia na retomada da economia

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio divulgado pela Fecomércio-RS atingiu 97,0 pontos em setembro, com variação de -3,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a entidade, os dados refletem a atual conjuntura econômica e política do País – em recuperação lenta após a crise econômica e afetada pelas incertezas com as eleições.

O indicador que mede as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), e que avalia suas percepções com relação ao momento da economia e do setor atingiu 68,5 pontos, recuando 3,4% frente a setembro de 2017. Os dados, que no começo do ano apresentaram leve melhora, diminuíram após a greve dos caminhoneiros, e seguiram em queda até agosto último.

Mesmo diante de um momento de instabilidade, o indicador que mostra as expectativas dos empresários quanto ao futuro se mantém otimista, apesar de ter variado -7,7% na comparação com 2017, e atingiu 130,8 pontos. A queda no Índice de Expectativas (IEEC) está diretamente ligada às eleições.

A pesquisa avalia ainda como o empresariado está projetando questões relativas à contratação de funcionários, investimentos e níveis de estoques. Apurou que houve variação de 4,1% no Índice de Investimentos (IIEC) na comparação com o ano passado, alcançando 91,7 pontos. A melhora reflete o otimismo das empresas com o aumento das demandas de final de ano e a contratação de mão de obra temporária, por exemplo.