Processando informações...
Sindicato |
05/10/2018
Comércio ainda confia na retomada da economia

 

 O Índice de Confiança do Empresário do Comércio divulgado pela Fecomércio-RS atingiu 97,0 pontos em setembro, com variação de -3,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a entidade, os dados refletem a atual conjuntura econômica e política do País – em recuperação lenta após a crise econômica e afetada pelas incertezas com as eleições.

 O indicador que mede as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), e que avalia suas percepções com relação ao momento da economia e do setor atingiu 68,5 pontos, recuando 3,4% frente a setembro de 2017. Os dados, que no começo do ano apresentaram leve melhora, diminuíram após a greve dos caminhoneiros, e seguiram em queda até agosto último.

 Mesmo diante de um momento de instabilidade, o indicador que mostra as expectativas dos empresários quanto ao futuro se mantém otimista, apesar de ter variado -7,7% na comparação com 2017, e atingiu 130,8 pontos. A queda no Índice de Expectativas (IEEC) está diretamente ligada às eleições.

 A pesquisa avalia ainda como o empresariado está projetando questões relativas à contratação de funcionários, investimentos e níveis de estoques. Apurou que houve variação de 4,1% no Índice de Investimentos (IIEC) na comparação com o ano passado, alcançando 91,7 pontos. A melhora reflete o otimismo das empresas com o aumento das demandas de final de ano e a contratação de mão de obra temporária, por exemplo.

0 COMENTÁRIO

Para poder comentar nesta notícia é necessário estar logado.

Para se logar clique aqui

Caso não tenha cadastro clique aqui para criar um usuário
Cursos e Palestras
Agenda
Arquivo de Notícias
Sindicato do Comércio Atacadista de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Julio de Castilhos, 440/15º andar - cep 90030-130 - Porto Alegre/RS
Fone/fax: (51) 3214.7400 - sac@sindiatacadistas.com.br