26/10/2018
Pesquisa mostra estabilidade no setor atacadista gaúcho

Mesmo com a crise econômica, o setor atacadista gaúcho tem conseguido manter certa estabilidade no que diz respeito ao desempenho das vendas e à contratação de funcionários, segundo apurou nova pesquisa da Fecomércio-RS que teve a participação de 305 empresas, sendo que 69,2% estão há mais de 10 anos no mercado.
As vendas nos últimos seis meses só foram consideradas ruins para 20,3% dos que foram consultados, enquanto apenas 16,1% diminuíram a força de trabalho no mesmo período. Para os entrevistados, são fatores externos os que mais explicam a dificuldade de aumentar as vendas: carga tributária (63,5%), concorrência (28,6%) e a baixa demanda (20,6%).
A pesquisa também apurou que apenas 7,2% dos consultados dizem estar em uma situação preocupante de endividamento. Isso é em parte explicado pelo fato de 60% dos estabelecimentos utilizarem o capital próprio dos sócios para sanar as dívidas. Ainda em relação à sustentabilidade financeira 80,7% das empresas mantêm uma contabilidade independente e separam o que é parte do negócio ou que é dos proprietários.
Em 76,7% dos estabelecimentos há um controle informatizado das vendas e dos estoques, e 80,3% estão sempre buscando renovar a variedade de produtos, sendo especialmente pautados pela solicitação de clientes (63,4%) e a análise de mercado (43,7%).
Foi também perguntado aos mais de 300 participantes da pesquisa quais são suas expectativas em relação ao próximo semestre. Os resultados mostram que o atacado gaúcho aposta em uma recuperação gradativa, que deve se intensificar após o período eleitoral.