Artigos Tributários |
21/12/2018
Endividamento das famílias tem recuo

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), em novembro, mostrou que 64,1% das famílias entrevistadas estão endividadas. O indicador é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS. A pesquisa mostra também que o percentual dos entrevistados que se considera muito endividado caiu bastante em relação ao que foi registrado no mesmo período em 2017 (20%), e ficou em 7%. Segundo a entidade, ao longo de 2018, houve um aumento do percentual total de endividados nas famílias com renda superior a 10 salários mínimos e uma redução em famílias com renda inferior.
Em novembro, a parcela da renda comprometida com dívidas também caiu em relação ao mês anterior, fechando em 29,5%. Na média em 12 meses, o tempo de comprometimento com dívidas foi de 6,3 meses, numa leve queda em relação ao mês anterior, que era de 6,6 meses. O cartão de crédito segue sendo o principal causador de endividamento, com 89,2%, seguido dos carnês (17,8%), crédito pessoal (12,2%) e financiamento de carro (5,1%).